Arroz à Moda Iraniana

Por ser a base da Culinária Persa, o Arroz à Moda Iraniana (chellow, em farsi) é a primeira de uma série de receitas que a Cadbanou Nasrin está apresentando nesta página, para a qual o nosso facebook encaminha os interessados em cozinha e gastrononomia.

INGREDIENTES

  • 3 xícaras (750 g) de arroz¹
  • 3 colheres de sopa de sal
  • 3 colheres de sopa de óleo de canola
  • 2 colheres de sopa de manteiga²
  • 8 xícaras de água


serve 6 pessoas 1 hora e 40 minutos de preparo

MODO DE PREPARO

PASSO 1
Despeje o arroz num recipiente largo e, debaixo da torneira, vá lavando 7 vezes o arroz até que a água fique transparente. (O arroz bem lavado tem melhor sabor e aroma). Cubra o arroz com água e adicione 1 ½ colher de sopa de sal, mexendo para dissolver e reserve, deixando descansar por 1 hora.

PASSO 2
Numa panela despeje as 8 xícaras de água e 1 ½ colher de sopa de sal, leve ao fogo até ferver. Dispense a água que cobre o arroz que foi reservado, adicione este arroz à água fervente e cozinhe de 6 a 10 minutos até ficar “al dente”.

PASSO 3
Desligue o fogo e coe o arroz num escorredor fino, lavando rapidamente debaixo da torneira. Deixe no escorredor até toda a água sair. Numa panela, de preferência antiaderente, aqueça 3 colheres de sopa de óleo de canola juntamente com 4 colheres de sopa de água e reserve metade em um copo.

PASSO 4
Com uma escumadeira vá colocando o arroz dentro panela, camada por camada, formando aos poucos um cone. Com o cabo de uma colher de pau faça nele alguns furos até o fundo.

PASSO 5
Tampe a panela, aqueça em fogo médio até sair vapore destampepara regar o arroz usando a água com óleo reservada. Amarre um pano de prato grande em volta da tampa da panela e volte a tampá-la firmemente, deixando o arroz cozinhar em fogo baixo por 20 a 35 minutos.

PASSO 6
Retire a panela do fogo e, sem destampar, deixe-a esfriar um pouco sobre uma superfície úmida. Isto ajudará a soltar o arroz do fundo da panela. Enquanto isso, derreta o guee ou a manteiga numa frigideira pequena e espalhe por cima do arroz.

PASSO 7
Com uma escumadeira, delicadamente transfira o arroz da panela para uma travessa. Separe algumas colheres de arroz em um potinho e incorpore chá de açafrão (opcional), e coloque no topo da travessa.

O resultado é um arroz leve e solto conhecido como a pérola da cozinha iraniana.

Nushe Jan!

² Também pode ser usado o ghee (nome iraniano para a manteiga de garrafa)
¹ A receita pode ser feita tanto com arroz normal como com o Arroz Basmati. A foto abaixo mostra um pouco de basmati, à esquerda, e normal, à direita:


 

 



promo


depo
persia